Tuesday, October 11, 2011

Atlântida - REVISTA DE CULTURA 2010


Pelo quinquagésimo quinto ano consecutivo, acaba de sair do prelo a edição periódica Atlântida-Revista de Cultura, vol. LV, referente ao ano de 2010, do Instituto Açoriano de Cultura e que em breve estará disponível nas livrarias.

Este número da revista abre com um dossiê temático intitulado Evolucionismo, Darwin e os Açores, no qual são publicadas as comunicações apresentadas no Colóquio com o mesmo título, levado a efeito em 2009 no âmbito do Outono Vivo, pelo IAC em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Seguem-se, como é habitual, vários artigos organizados em quatro secções - “Estudos e Criação Artística”, “Estudos e Criação Literária”, “Ciências Humanas”, e “Outros Saberes” – nas quais se apresentam alguns estudos científicos e se abordam temáticas relacionadas com: literatura, arquitectura, património e história, entre outras, procurando-se desta forma manter um alinhamento interessante e diversificado para os leitores.

À semelhança dos anos anteriores, a revista sai numa edição em papel e também numa edição em CD-ROM (como acontece desde 2005). Que para além do conteúdo da revista de 2010, integra também os fascículos do vol. VI, publicado no ano de 1962.

Num total de 306 páginas – com uma larga profusão de imagens do fotógrafo terceirense Hugo Machado – esta revista teve uma tiragem de 1.000 exemplares e é será vendida ao público por € 20,00 e distribuída gratuitamente aos sócios activos deste Instituto.

No comments: