O Instituto Açoriano de Cultura  apresenta ao público, hoje, Quarta-feira, dia 14 de Dezembro, pelas 21h00,  no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo (antiga Casa do Peixe, Estrada Gaspar  Corte-Real), um livro bilingue (português/inglês) da autoria de João Pedro  Barreiros e Otto Bismarck Fazzano Gadiy intitulado Catálogo Ilustrado dos  Tubarões Raias dos Açores.
 A apresentação da obra estará a  cargo do Prof. Doutor Oldemiro Rego (Professor Auxiliar do Departamento de  Ciências da Universidade dos Açores).
O principal objectivo deste  trabalho visa proporcionar um guia para identificação de tubarões, raias e  quimeras registadas no Arquipélago dos Açores. Todas as informações presentes  neste catálogo resultam de experiências práticas dos autores no estudo desses  “peixes” e consubstânciada por literatura diversa produzida por outros  investigadores de renome internacional.
Ao longo deste trabalho são  descritas as características necessárias para a identificação das ordens,  famílias, géneros e espécies de tubarões, raias e quimeras dos Açores. Onde cada  espécie tratada é acompanhada por uma ilustração básica, nome científico e nomes  comuns mais utilizados nos Açores. São fornecidas também as informações das  características morfológicas, como também informações básicas sobre a sua  biologia, distribuição geográfica, habitat e tamanho máximo  atingido.
João Pedro  Barreiros é  doutorado em Biologia/Ecologia Animal e agregado em Etologia pela Universidade  dos Açores, Portugal. É Professor e investigador desta mesma Universidade e do  Grupo de Biodiversidade dos Açores – CITA-A. Trabalha principalmente em ecologia  de peixes marinhos com ênfase para grandes predadores dedicando-se também a  estudos de comportamento animal e aos cetáceos. É autor de vários artigos  científicos bem como livros, artigos de divulgação científica e produz  regularmente trabalhos de ilustração científica. Paralelamente estuda música  desde criança e pinta, principalmente a óleo sobre tela tendo já realizado  várias exposições individuais e colectivas. Dedica grande parte da sua vida ao  mergulho, sobretudo em apneia, tanto como forma de lazer como ferramenta de  trabalho acumulando já 30 anos cerca de experiência. Nasceu em Lisboa mas reside  em Angra do Heroísmo desde 1984.
Otto Bismarck Fazzano  Gadiy é biólogo e  doutorado em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro,  São Paulo, Brasil. É Professor e investigador da UNESP, Campus do Litoral  Paulista, São Vicente, São Paulo. Seus estudos são direccionados à biologia,  taxonomia e conservação de tubarões e raias do Brasil. Publicou vários artigos  científicos, 3 livros e numerosos capítulos sobre o tema.
 

 
No comments:
Post a Comment