Friday, October 1, 2010

PROJECTO EUROBUZZY – PREPARAR O FUTURO DA UNIÃO EUROPEIA

Enquadramento
A acção pedagógica “INFOBUS – Preparar o Futuro da União Europeia” levada a cabo pela Fundação Res Publica com a FNAJ (Federação Nacional de Associações Juvenis) e a ANUP (Associação das Nações Unidas de Portugal), promove a sensibilização para as várias dimensões do projecto europeu. Serão mais de 40 as acções previstas em escolas do ensino básico, secundário e profissional, por todas as capitais de distrito de Portugal Continental, da Madeira e dos Açores.

Objectivos
● Incremento da consciência da cidadania europeia;
● Concretização do envolvimento das crianças e jovens no debate e reflexão sobre a construção e o futuro da União Europeia;
● Fomentar o respeito pela diversidade cultural e pelos valores comuns de defesa da democracia e dos direitos humanos, criando um espaço de partilha de experiências entre os jovens e os protagonistas da construção europeia.

As Acções Pedagógicas
O eixo central das acções pedagógicas assenta na campanha nacional e itinerante que percorrerá as escolas. Esse posto itinerante será o centro de difusão de actividades de animação, jogos didácticos e informação diversa sobre os temas da Europa. Às 18 acções do Infobus nas capitais de distrito, acrescerão 7 acções da Biblioteca Humana (nas capitais regionais do continente e mais duas nas ilhas) e outras 5 acções complementares, organizadas em conjunto com a rede da FNAJ, tais como a demonstração de danças europeias e a leitura de contos europeus.

Promotores
O Projecto Eurobuzzy é da iniciativa da Representação em Portugal da Comissão Europeia e do Centro de Informação Jacques Delors, enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.

Para mais informações
Poderá saber mais acerca da agenda do INFOBUS e respectivas acções no site www.eurobuzzy.com e pelo perfil do HI5 www.eurobuzzy.hi5.com
Esperamos pela participação dos alunos, professores e de todos os que se queiram associar a esta campanha de informação.

No comments: