Sunday, September 26, 2010

EUCYS/FINAL EUROPEIA PARA JOVENS CIENTISTAS

        Uma equipa de 4 alunos da Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, representará Portugal na 22ª edição do “European Contest of Young Scientists” (EUCYS/Final Europeia para Jovens Cientistas), que ocorrerá em Lisboa, entre os dias 24 e 29 de Setembro de 2010, com o projecto Programa de Biomonitorização da Doença Vibroacústica, uma doença causada pela exposição excessiva a ruídos de baixa frequência.
     Esta grande Final, promovida pela Fundação da Juventude em conjunto com a Comissão Europeia, vai juntar no Museu da Electricidade 132 jovens, com idades entre os 15 e os 20 anos, de 39 países. “É uma oportunidade única de chamarmos a atenção para a Ciência, enquanto motor de desenvolvimento do nosso país, geradora de Inovação e Progresso”, realça a Directora-Geral da Fundação da Juventude, Maria Geraldes.
     No geral, 88 projectos científicos e de investigação irão concorrer entre si. Os prémios, que serão entregues no dia 28 de Setembro na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e pela Ministra da Educação, Isabel Alçada, incluem não só valores pecuniários, mas também a oportunidade dos vencedores estagiarem em laboratórios de referência internacional, através do Instituto Europeu de Patentes e o EIROforum – um organismo composto por sete organizações intergovernamentais europeias líderes mundiais nos diversos respectivos campos da ciência.
     O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, apoia a participação da equipa açoriana neste evento internacional, na senda de apoios similares que permitiram a participação de jovens cientistas açorianos da mesma Escola no I-SWEEP 2009 (International Sustainable World - Energy, Engineering and Environment - Project Olympiad), que ocorreu em Houston, com o projecto Rota das Lagoas 27, estudo da qualidade da água e do estado trófico da Lagoa do Canário, Maciço das Sete Cidades, ilha de São Miguel, Açores, que foi premiado com uma Menção Honrosa.

No comments: