Friday, February 10, 2012

LABJOVEM - Concurso de Jovens Criadores dos Açores - Apresentação dos Resultados

O Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, e com organização da Associação Cultural Burra de Milho, apresenta, no próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 21h00 horas, os nomes dos projectos e dos artistas seleccionados no concurso LABJOVEM 2011, cujas reuniões dos júris decorreram nos passados dias 9, 10 e 11 de Dezembro de 2011, na EXPOLAB, Lagoa, ilha de São Miguel.

A apresentação será feita na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira,  com início marcado para as 21h00, e contará com a presença do Director Regional da Juventude e do Secretário da Presidência do Governo Regional dos Açores. Todo o evento será transmitido online e em directo através dos links:

http://tv.azoresglobal.com/
 e
http://www.labjovem.pt


Antes da apresentação pública será inaugurada a instalação de arte digital intulada k.~, ∆, autómatos universais, da autoria do artista André Sier. A apresentação está marcada para as 22h00, seguindo-se a actuação dos Wicked Jamaica – projecto seleccionado na área de música da 2ª edição do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores (2009), pelas 22h30.


Os seleccionados apresentados integrarão a  Mostra LABJOVEM 2012, um programa itinerante que pretende de forma  continuada difundir o trabalho dos jovens criadores, englobando:
 - Exposição de Arquitectura, Artes Plásticas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada.
 - Apresentação de espectáculos nas áreas de Artes Cénicas e Música.
 - Apresentação de uma Mostra de Vídeo.
 - Elaboração de um catálogo geral dos projectos seleccionados.
 - Edição de uma colectânea dos projectos seleccionados nas áreas de Música e Vídeo.
-  Publicação de obras literárias através da colecção de literatura LABJOVEM, da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura.

De entre os projectos seleccionados em cada área para integrar a Mostra Regional, ao projecto com mais alta pontuação pelo júri do concurso LABJOVEM será atribuído um prémio. O(a) criador(a) seleccionado(a) receberá uma bolsa de formação, direccionada para a área na qual foi seleccionado(a). Os pormenores serão tornados públicos aquando da divulgação dos seleccionados.

O júri atribuiu igualmente o prémio RESTART ao projecto com segunda melhor pontuação pelo júri, que se traduz numa formação de 24 horas no RESTART – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.

Serão ainda atribuídas as seguintes menções:

LABCOMUNIDADES – aos projectos que, de entre os seleccionados, tenham sido  concebidos por descendentes de açorianos, até à 3ª geração, residentes na  Diáspora dos Estados Unidos da América e Canadá;

LABREVELAÇÃO – aos projectos que, de entre os seleccionados, tenham sido  concebidos por jovens com idade inferior a 20 anos.

No comments: