Tuesday, February 28, 2012

Segunda edição da revista “AJITER(EM)REVISTA”

Está disponível, desde o passado dia 17, a segunda edição da revista institucional “AJITER(EM)REVISTA”, a qual é, como o seu nome indica, da responsabilidade da AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira. Esta é uma publicação gratuita com periocidade anual.

Depois do sucesso e receptividade registada aquando do lançamento da edição inaugural, surge um ano depois a segunda edição, a qual apresenta, desde logo, já algumas novidades. Nomeadamente, o aumento do seu número de páginas, a aposta num maior número de imagens em detrimento da componente textual e abertura a colaborações externas, dando espaço de opinião a outros jovens e a outros olhares.

Segundo avança no seu editorial o Presidente da AJITER “…Quem sabe destas coisas diz que o mais difícil no lançamento de um novo projeto editorial (como uma revista, por exemplo) não é tanto a execução do primeiro número, mas sim a dos seguintes.” Assim, Décio Santos, avançou ainda que “Perante o sucesso da nossa primeira edição eram grandes os desafios colocados à conceção da segunda. Dizemos grandes porque - como saberá quem nos conhece - o inconformismo e a vontade de fazer mais e melhor é um adjetivo que bem nos caracteriza. Assim tínhamos de aceitar o desafio de fazer evoluir o modelo inicialmente criado."

Recorde-se que esta publicação, “AJITER(EM)REVISTA”, foi criada em 2011 com o principal objectivo de, em cada ano, revisitar as actividades desenvolvidas pela instituição pretendendo, igualmente, lançar um olhar sobre a relação entre a juventude e as questões que marcam a atualidade.

Em tempo de crise, o Presidente da AJITER, aproveitou para “…dirigir uma palavra de agradecimento aos vários empresários privados que continuam a acreditar na qualidade e importância social dos nossos projectos e, através do seu apoio, contribuíram, uma vez mais, para viabilizar esta iniciativa. Torna-se importante salientar que, apesar dos tempos difíceis, os apoios privados a este projeto duplicaram, naquele que é um sinal de que continua a haver muita gente interessada em dinamizar a sociedade e vencer os tempos difíceis. Com este espírito, decerto, todos seremos bem-sucedidos nessa missão”, frisou.

Saliente-se que esta edição conta, igualmente, com o apoio do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude.
Tal como na primeira edição, a revista está disponível em duplo suporte, em papel e na internet. A versão em papel será distribuída por vários locais de circulação pública, sendo que todos os interessados em receber uma versão impressa poderão solicitá-la, gratuitamente, através do e-mail geral@ajiter.pt ou dos telefones 295 212 409/10. Por seu turno, a versão electrónica, está disponível no site da AJITER através dos seguintes links: http://issuu.com/ajiter/docs/ajiteremrevista2 (Recomendado para melhor visualização) ou http://www.ajiter.pt/revista/ajiteremrevista2.pdf.

No comments: