Thursday, October 13, 2011

Academia da Juventude 2011 quer “Juventude Positiva”

Está de volta, entre os próximos dias 21 e 27 de Outubro, mais uma edição da Academia da Juventude, desta feita a sétima edição de uma actividade que se repete, anualmente, desde 2004. O grande objectivo deste evento, que é composto por um vasto conjunto de actividades, é “…valorizar os jovens conferindo-lhes ferramentas e conhecimentos úteis para o seu desenvolvimento futuro bem como da sociedade onde se inserem…”.
Esta iniciativa, que foi apresentada recentemente em conferência de imprensa pela AJITER, não descura, contudo, a actual conjuntura de crise que o país vive e nesse sentido, segundo o Presidente da AJITER, Décio Santos “A orientação central desta iniciativa, no presente ano, deverá dar ênfase a temáticas como a valorização ambiental, a valorização pessoal, a sustentabilidade e a utilização racional dos recursos ou instrumentos de poupança, todas elas temáticas cuja importância se evidencia, especialmente, no período de extraordinária complexidade que o nosso país vive. Pretender-se-á, nesse sentido, difundir para junto dos jovens e da opinião pública uma mensagem positiva, evidenciando as nossas qualidades e a nossa capacidade para ultrapassarmos estes dias difíceis.”
Segundo este responsável “esta edição da Academia da Juventude pretende ter uma forte componente motivacional, a qual possa ser relevante para os nossos jovens, com particular destaque, para aqueles que vivem maiores carências, como sejam jovens em risco ou jovens integrados em agregados familiares desestruturados.”
Como forma de corresponder a este desígnio, a associação apresentou como grande novidade, a instituição do Prémio “AJITA-TE” que será, em cada ano, destinado a reconhecer e valorizar bons exemplos e bons projectos que se tenham destacado pela sua capacidade de dinamizar o desenvolvimento social, particularmente na área da juventude. Este prémio poderá ser atribuído a uma entidade, a uma pessoa individual ou a um projecto específico.  A escolha do premiado será da responsabilidade de uma comissão independente. A primeira edição deste prémio será entregue durante a cerimónia de Abertura da Academia da Juventude 2011, no dia 21 de Outubro, pelas 21h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
Em jeito de avaliação do programa, o Presidente da AJITER, salientou que “…em nossa consideração esta é a edição com o programa mais bem conseguido, na medida que consegue abranger uma grande diversidade de áreas e estar vocacionada para um grupo bastante heterogéneo de jovens, mantendo-se a aposta nos três princípios que tem vindo a nortear o projecto “Academia da Juventude” Formação, Informação e Diversão” concluiu.
De salientar que a participação em todas as actividades da Academia da Juventude 2011 é completamente gratuita, estando, no entanto, limitada ao número de vagas disponíveis. Inscrições e informações sobre actividades e programa poderão ser obtidas no site da AJITER em www.ajiter.pt, nas redes sociais onde a associação marca presença - facebook (facebook.com/ajiter.pt) e twitter (twitter.com/ajiter) - ou através dos números de telefone 295 212 409/10.
Esta iniciativa tem os apoios institucionais do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e Direcção Regional da Juventude, das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, da Culturangra EEM, da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, da Junta de Freguesia de São Bento ou da Força Aérea Portuguesa, para além de várias entidades privadas e alguns particulares.

No comments: