Tuesday, October 12, 2010

Semana da Cultura Angrense no Hotel Marriott

A Culturangra e Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com o apoio do Governo Regional dos Açores e Hotel Marriott Lisboa, realiza de 13 a 17 de Outubro, no Hotel Marriott, uma mostra da Cultura Angrense.
O grande objectivo desta mostra é levar à Capital Portuguesa o que por cá se faz em termos de actividades culturais, mostrando que também somos produtores de cultura,  cientes de que as indústrias culturais contribuem para o desenvolvimento da Região.
A arte e de um modo geral a cultura produz externalidades positivas, com efeitos benéficos na economia de outras actividades, entre as quais se destaca o turismo.
Assim sendo, pretendeu dar-se a esta mostra uma visão holística das práticas e acções sociais que seguem o padrão determinado do Concelho de Angra do Heroísmo. Está presente nesta mostra a fotografia, pintura, escultura, música, teatro, gastronomia, etnobotânica e património material e imaterial do Concelho de Angra do Heroísmo.
A fotografia está representada por António Araújo, Filipe Lourenço, Luís Godinho, Luís Quintas, Paulo Henrique Silva, Pedro Cardoso e Rui Poeira. Na pintura estão presentes: Carlota Monjardino, Estelle Cermelli, Fernanda Bettencourt, José Nuno da Câmara Pereira e Luís Pedro Ribeiro. Na escultura: Baltasar Pinheiro, Cátia Guimarães e Maria Ana Simões.
A música conta com a participação de Ruben Bettencourt, “Modas da Terra” com viola da Terra, Orquestra Angrajazz e “cantigas ao desafio” e “velhas” com Eliseu Gomes e José Mota.
O teatro está representado nesta mostra com a peça “All God’s Children” do Teatrinho, vencedora do concurso de Teatro de 2010 da Culturangra que actuará em Tondela, Lisboa (Teatro-Estúdio Mário Viegas e Hotel Marriott) e Évora.
Na gastronomia, por se entender que esta manifestação faz parte da nossa cultura, uma vez que os hábitos culinários são os reflexos da nossa história, geografia e crenças, será dado a provar aos diversos hóspedes do Marriott e convidados da Culturangra, a carne, o queijo, a manteiga, o peixe, o marisco, a fruta, os doces, o vinho e o mel da ilha Terceira.
A mostra da “Cultura Angrense”, terminará com uma Função em Louvor do Divino Espírito Santo.
Esta mostra da cultura angrense no Hotel Marriott em Lisboa, só é possível pela adesão massiva de artistas, produtores e empresários da ilha bem como da gerência do Hotel Marriott Lisboa, do Governo Regional dos Açores e das transportadoras aéreas regional e nacional.

No comments: