Monday, October 11, 2010

FÓRUM “VOLUNTARIADO – UMA CIDADANIA SUSTENTÁVEL”

No âmbito do Programa Juventude em Acção, a Associação Nacional Ex-Voluntários Europeus (ANEVE) e a Direcção Regional da Juventude estabeleceram uma parceria para a realização do projecto “Voluntariado – uma cidadania Sustentável”, que se desenvolverá nas cidades de Braga, Valladolid, Évora, Faro, Coimbra, Santiago de Compostela, Funchal, Lisboa, Castelo Branco e Ponta Delgada.

Esta iniciativa tem como objectivos divulgar as diferentes áreas do voluntariado nos seus diversos âmbitos; promover o voluntariado enquanto experiência de participação democrática de cidadãos activos, empenhados e responsáveis, e debater o actual conceito e condições de voluntariado à luz das vivências e experiências em Portugal e Espanha.

Em cada um dos fóruns regionais, grupos de 50 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, compostos por estudantes, voluntários, representantes e técnicos de organizações promotoras de voluntariado irão debater vários temas, nomeadamente:
1- Voluntariado como um suporte a educação formal e a valorização e o reconhecimento da educação não formal;
2- Voluntariado na aquisição de novas competências dos jovens;
3- Voluntariado na participação e Cidadania activa e no crescimento das entidades;
4- Voluntariado como forma de Combate à discriminação, diversidade, inclusão e igualdade de género;
5- Voluntariado uma ferramenta de empreendedorismo, Inovação e Criatividade.

No dia 18 de Outubro do presente ano, o projecto “Voluntariado – uma Cidadania Sustentável” irá decorrer na Academia das Artes, na cidade de Ponta Delgada.

Para participar deverão preencher o formulário em anexo e envia-lo para drj@azores.gov.pt, até ao dia 11 de Outubro de 2010.

As conclusões dos fóruns regionais serão apresentadas, apresentadas na II Semana Europeia do Voluntariado intitulada “Oportunidade Para Ser…Voluntário! (OPS!)”, a decorrer de 3 a 5 de Dezembro de 2010, no continente Português, por um grupo de jovens seleccionados entre os participantes dos diferentes fóruns regionais.

No comments: