Tuesday, July 8, 2008

Festival Azure ´08 - Cartaz Final

O Festival Azure 2008 realiza-se na Zona de Lazer de São Brás, no concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, nos Açores, nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2008, abrindo portas no dia 24 às 18h00 e encerrando ás 14:00 do dia 27. Todos os dias, entre as 11:00 e as 12:30, o recinto é encerrado para limpeza.

O Festival Azure é um evento multicultural que tem como principal atractivo a música, mas que engloba outras variantes das artes do espectáculo, do entretenimento, culturais e lúdicas.

Tem como lema que a cultura não só deve ser feita por todos, como deve ser para todos, residindo aí a sua diversidade. Desde 2006 que adopta como slogan “Reciclagem e reutilização de materiais”, havendo diversas actividades relacionados com o tema.

O principal objectivo é proporcionar aos jovens um fim-de-semana diferente, lúdico, divertido e de pleno convívio, fomentando, assim, a troca de experiências, vivências e conhecimento, mas também incitá-los à prática do campismo e ao contacto com a natureza. Ponto essencial é a chamada de atenção para as práticas de reciclagem, prática que a organização constantemente publicita.

O evento será apresentado pelo animador João Goulart, da Antena 1 – Açores, que também será o responsável pelas sessões de warm up nos três dias.

Serão cabeças de cartaz, ao lado dos valores emergentes regionais, conceituados artistas: Slimmy (UK), Kalashnikov (LX), Alla Polacca (OPO), Othello (TER), Punkada (HOR), Amnnezia (TER), Ov3rflow (TER) e Anomally (TER).

Djs de variadas correntes electrónicas, também têm lugar garantido pela noite dentro no palco principal da festa e no Club Souk Zone (zona chill out). Frank Maurel (OPO), DJ Nuno Forte (OPO), DJ Dresh (LX), DJ Charles (LX), DJ Tribolik (LX), Xinobi (PDL), Bandidos Desesperados (LX), BMX (LX/PDL), DJ Psytoon (AMS), DJ Kyoshi (TER), DJ JB (TER), DJ Little Paul (TER) e Lino & João Luís (TER).

Os VJ´s oficiais do Azure ´08 são o colectivo lisboeta Videomorphose.

O Club Souk Zone (zona chill out) funciona durante as 72 horas do evento como zona de relaxamento e descontracção. A decoração completa a envolvência desta zona, através do uso de coloridos de baixa intensidade, realçando mais a natureza do espaço que se situa numa antiga ribeira que atravessa o recinto.

Na área Multimédia & Workshops os temas a abordar passam pela música, o cinema, a reciclagem, problemáticas relacionadas com o consumo de estupefacientes e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Confirmados estão já os workshops de bateria, guitarra, baixo e produção que serão conduzidos por músicos açorianos de primeira linha e com experiência/formação nas respectivas áreas.

Irá também acontecer uma mostra de cinema e concurso de curtas (através de telemóveis, máquinas fotográficas ou outros pequenos gadgets), sobre os temas “Reciclagem” e “Consciência Ambiental” em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

Também será realizado um seminário sobre reciclagem no dia 26. Estará presente na ilha o Dr. António Jorge Monteiro, Gestor Cultural, Coordenador de Pós-graduações e Mestrados na área de Gestão Cultural em variadas Universidades nacionais e estrangeiras, docente universitário e conferencista que realizará um Seminário sobre Introdução à Gestão Cultural.

Algumas palestras e campanhas de sensibilização irão decorrer no recinto, em parceria com a Praia Ambiente e a Ecoteca.

A animação em todo o recinto será assegurada por variadas actividades destacando-se as artes circenses com recurso a andas, malabarismo, tererés, cuspidores de fogo, e pinturas corporais.

Yoga, cozinha vegetariana, artesanato e mostra de expressões artísticas (pintura, fotografia, vídeo e ciber-arte) farão parte do evento.

Também durante a tarde de sábado será realizada uma prova de BTT que passará no recinto do festival.

Será efectuado, em parceria com os Montanheiros, um passeio pedestre no recentemente inaugurado Trilho “Relheiras de São Brás”, percurso inserido nos Percursos Pedestres Classificados dos Açores. Nesta iniciativa, também colaborará a Ecoteca, que durante o passeio explicará aos participantes certas particularidades da fauna e da flora local. No final do passeio será oferecido um lanche saudável, de ementa elaborada pelos nutricionistas da Clínica Persona de Angra do Heroísmo.

Para finalizar, mas não menos importante, estará no recinto aquele que é o quiosque oficial do evento (que servirá também para venda de merchandising e artigos relacionados com o festival), totalmente construído com garrafas de plástico vazias e que é o ex-líbris do festival. No espaço de restauração (à semelhança dos bares) serão introduzidos módulos, também estes construídos exclusivamente com garrafas de plástico vazias, reforçando a imagem “reciclável” e a estética do recinto e respectivos espaços.
Este projecto foi orientado, em 2007, pela arquitecta portuense Sofia Machado, que se deslocou à ilha Terceira para supervisionar todo o trabalho

Este ano também será construído um quiosque com grades de garrafas – ideia do arquitecto terceirense Luís Bettencourt – assim como outros adereços decorativos por todo o recinto que serão efectuados com material que seria lixo à partida, reforçando o nosso lema “Reciclagem e reutilização de materiais”.

O evento será transmitido na íntegra, para todo o mundo e em directo, via Internet, pela Viaoceanica.com.

. O Festival Azure pretende ter um lugar de destaque e valor no que concerne ás artes, cultura – com especial incidência sobre a música – sensibilização ambiental, reciclagem e reutilização de materiais. Proporcionando uma vertente de entretenimento, sensibiliza e alerta o visitante, de um modo lúdico, para problemáticas e assuntos de extrema importância que terão repercussões futuras. Pretende, também, actuar como cartaz turístico da ilha Terceira e dos Açores, utilizando a música e outras formas de cultura e arte como meio para essa finalidade.

O Festival Azure tem a particularidade de ser realizado numa zona ultraperiférica da Europa, que prima pela beleza natural, contacto privilegiado com a natureza e abraçada pelo mar, característica dos Açores.

Toda a informação sobre o Festival Azure pode ser obtida no site oficial www.azure.azoresglobal.com . Para quem viajar do continente português e pretender ingressos pode fazê-lo através do sítio oficial, ou através de http://www.plateia.pt/.
O Festival Azure é organizado pela Associação Jaçor – Juventude dos Açores, com os apoios oficiais da Direcção Regional da Juventude, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Junta de Freguesia de S. Brás, Direcção Regional da Cultura e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, para além de outras empresas privadas.

No comments: