Wednesday, April 2, 2008

A Jaçor parceira da Burra de Milho


A Associação Cultural Burra de Milho, a Galeria Arco 8 e o Cineclube da Horta vão promover, com o apoio institucional da Gulbenkian, uma Mostra de Vídeo do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. A mostra arrancará no dia 5 de Abril na ilha Terceira, na Recreio dos Artistas (21H00), depois será exibida no dia 10 de Abril em S. Miguel, na Galeria Arco 8 (22h00), e, finalmente, no dia 13 de Abril no Faial, no Cine Teatro Faialense (21H30).

Este projecto tripartido tem como objectivo promover a fruição cultural e a criação de parcerias entre entidades culturais sedeadas nos Açores, que possibilitem à população açoriana conhecer projectos da mais contemporânea produção cinematográfica nacional.

O Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística foi criado sob os seguintes pressupostos: “Uma cidade, um país, uma região cultural modernos são aqueles em que se encontram lugares e agentes de inventividade e inovação permanentes (…). Portugal tem um défice enorme de tradição artística moderna, (…) tem estado maioritariamente vocacionado para a formação de intérpretes e pouco vocacionado para a formação (imperativa) de criadores-autores; A frequência – por si só - de um dos cursos do Programa não cria necessariamente um artista, antes procura dar aos que possuem vocação e talento artísticos condições para a descoberta de novos imaginários, assim como instrumentos para a sua concretização (…)”.

A Mostra engloba sete documentários que foram seleccionados, e alguns inclusivamente premiados, em festivais nacionais e internacionais de cinema, feitos por realizadores portugueses: Estrela da Tarde, de Madalena Miranda, retrata uma mulher que percorre a sua casa ou, melhor, a sua própria vida. Ao som das suas músicas. A dizer assim os seus dias.Até que o dia chega ao fim (24'); Vestígios, de Tiago Afonso, neste filme o tempo que não parou no estranho ateliê do Sr. Acácio Pina Coelho (15'30''); Compassos de Espera, de Pedro Paiva um filme que fala como descobrir a liberdade lá fora sem a descobrir cá dentro (25'); Assembleia, de Leonor Noivo, o filme procura entrar na Assembleia pela porta lateral e descobrir, com os funcionários que ali trabalham, uma outra assembleia. Lá em cima, no plenário, continuam a discutir-se as leis do País (26’); Quinta da Curraleira, de Tiago Hespanha, o filme conta a história após a demolição das barracas e a construção dos novos prédios para o realojamento dos moradores do antigo bairro da Curraleira, o filme é sobre esse lugar, sobre os encontros, as histórias e as actividades que o definem (18’36’’); Pé na Terra, de João Vladimiro, esta película fala sobre o tio Zé que cedo veio para Lisboa, transportando consigo um relacionamento muito próprio com a terra e com os homens. Foi nos escombros deixados pelas obras do metro que acabou por construir um pequeno mundo onde é Rei, obedecendo apenas ao espaço que o liberta (20’), e, por último, Entre Tempos, de Frederico Lobo, filme que incide sobre a velha Feira Popular, no centro de Lisboa, onde o tempo arrasta-se e nem a nostalgia sobrevive (13´).

Na ilha Terceira, a Associação Cultural Burra de Milho promove a Mostra em parceria com a Associação Jaçor-Juventude dos Açores, com o apoio institucional da Direcção Regional da Juventude e os apoios da Recreio dos Artistas e da Laser 2001.

No comments: